A sua casa te faz bem?
A sua casa te faz bem?
Ao longo da sua vida, você deve ter reparado como o estabelecimento que você frequenta, o ambiente em que você se encontra, influenciou em suas emoções, humor e produtividade.
Também posso afirmar que o ambiente da sua casa também leva uma energia para você, convidados e está bem atrelado ao design de interiores. O Design de Interiores tem como função promover um ambiente de conforto físico e mental, influenciando nosso comportamento e sensações.
Em um projeto de design de interior, são levadas em conta os estudos da iluminação natural, espaços para sociabilidade, ventilação que impactam até na liberação de hormônios do corpo a depender de um ambiente.
O que é design de interiores 2
A relação do design de interiores com o bem estar 3
A CIMATEC jr transforma seu sonho em realidade 5
O que é design de interiores
O Design de Interiores é uma etapa que planeja, idealiza e realiza o estilo de vida de uma pessoa em um espaço, melhorando a experiência e buscando sempre a funcionalidade do ambiente.
Muitas pessoas acreditam que o design de interior está diretamente relacionado à decoração, mas ele tem o poder de oferecer o bem-estar de seu habitante e qualidade de vida dos que por ali transitam.
A relação do design de interiores com o bem estar
Iluminação do ambiente
Em dias ensolarados, certamente você se sentirá mais disposto, motivado, pois a iluminação natural está associada diretamente à autoestima humana. Portanto, casas e ambientes que utilizam a iluminação oriunda do sol e a estratégia de posicionar as fachadas para o Norte possuem o Design Bioclimático.
Permanecer em ambientes escuros e mal iluminados por boa parte da manhã e tarde é prejudicial, além de não obter Vitamina D, nutriente essencial para a imunidade do nosso corpo, pode causar apatia e desânimo. Logo, a iluminação ambiente num design de interior é de suma importância para seu bem estar.
Ventilação do ambiente
Antes da pandemia, arquitetos buscavam projetar ambientes que relacionasse o interno com o externo e para isso o aproveitamento da ventilação natural traz a harmonização ideal. Após a pandemia, esse conceito ganhou mais força, pois ambientes com pouca renovação do ar provocam problemas respiratórios.
Existem diversas estratégias para que sua casa seja bem ventilada, como por exemplo, a ventilação cruzada, o efeito chaminé, o famoso design “cozinha americana'' que tem ganhado cada vez mais adeptos.
A reorganização de cômodos que reduzem o número de paredes promovem uma maior circulação do ar, além disso traz uma sensação de espaço, leveza e ameno, fundamental para quem vive em locais de clima tropical.
Espaço minimalista
Poluição visual é um termo usado frequentemente quando se trata de imagens, arte e quando fazemos um retrato da nossa casa, às vezes ela pode estar “cheia de coisa”, poluída visualmente, ou até mesmo bagunçada.
Esse aspecto interfere no bem estar das pessoas de formas distintas, pode significar falta de renovação, procrastinação. Entretanto, um estudo americano do Centro de Estudo das Vidas Cotidianas e das Famílias (CELF) analisou a ligação entre os níveis de cortisol e n° de objetos espalhados pela casa.
O resultado obtido é que quanto mais objetos na casa, maior é a quantidade de estresse no corpo dos moradores. Portanto, DESAPEGUE, e adote o minimalismo, que consiste na utilização apenas do que for necessário, reduzindo ao máximo o número de mobiliários e acessórios decorativos no design interior
Vegetação
A inclusão da vegetação como parte do espaço está presente no conceito de Design
Biofílico, o qual propõe a conexão entre o ser humano e a natureza, por meio da
inserção da vegetação e outros elementos naturais.
O relatório Human Spaces no Impacto Global de Design Biofílico no Local de Trabalho mostrou que ambientes com elementos naturais geram níveis até 15% mais altos de bem-estar e criatividade, e 6% a mais de produtividade do que ambientes sem esses elementos.
Aproveite a diversidade da flora para enriquecer seus cômodos, utilizando plantas e
flores com aromas agradáveis, com diferentes colorações e insira, de preferência, em ambientes com cores neutras e claras.
Conclusão
Tendo em vista os tópicos apresentados, é notável como o ambiente diz muito que é a pessoa e pode influenciar de diversas formas positiva ou negativamente. De acordo com o estudo “National Human Activity Pattern Survey”, realizado pela Berkeley Lab Energy, indicou que passamos em média 90% do tempo de nossas vidas em ambientes fechados, logo não dá pra ignorar esses fatores.
Aproveite seu tempo agora para agir, mudar a sua vida, sua casa com um dos design de interiores que atende suas demandas e promova um bem estar para você e sua família. Aproveite o vento, sol, clima da sua região, tenha os benefícios de cada no conforto de sua casa.
A CIMATEC jr transforma seu sonho em realidade
A CIMATEC jr adicionou à carta de serviços o Design de Interiores, devido à entrada de estudantes de Arquitetura na empresa a partir de 2020. Desde então diversos clientes tiveram suas necessidades atendidas e principalmente sonhos realizados.
Realizamos o projeto baseado em suas demandas, visando sempre à sustentabilidade aliada à estética e ao bem-estar; para isso, usamos softwares de simulação visual, modelagem 3D e renderização para garantir uma melhor performance no produto final.
Entre em contato conosco, preencha o formulário e marque uma consulta agora!